O que é o software Matemática+ ?
O Matemática+ foi desenhado para que seus alunos conversem sobre
matemática. Seu objetivo é estimular a comunicação na sala de aula sobre
os conceitos matemáticos e as estratégias que os alunos usam para resolver problemas
matemáticos.
O Matemática+ fornece jogos e elementos na tela que podem ser
"manipulados" para que os alunos brinquem com idéias matemáticas. Um dos
objetivos do Matemática+
é ajudar os estudantes a desenvolver suas próprias estratégias para
solucionar problemas. Isso se consegue através de perguntas para debate
– os desafios – que
estimulam os alunos a pensar de diversas maneiras. O conjunto específico
de operações que serve para um problema pode não funcionar para outro.
Memorizar uma série
de passos, um exercício sem sentido para qualquer aprendiz, não ajuda a
resolver problemas já que os problemas não vêm em formatos idênticos. Ao
discutir suas
estratégias, os alunos aprimoram suas habilidades metacognitivas,
analisando e refletindo sobre sua forma de pensar.
Cada módulo consiste de duas partes:
1- Uma atividade inicial desenhada para introduzir uma idéia matemática
e proporcionar aos estudantes algo de prática para a solução de um ou
mais problemas
relacionados ao conceito dado.
Em geral, os módulos incluem elementos na tela que podem ser
"manipulados" para ajudar os alunos a brincar com conceitos matemáticos
e a resolver os problemas
propostos. Estes elementos podem ser usados de diversas formas e
permitem acomodar estilos de aprendizagem diferentes. Cada módulo está
desenhado para ajudar a
dirigir a atenção dos alunos às informações importantes apresentadas com
o propósito de encontrar uma estratégia adequada.
Algumas das atividades são jogos que requerem o uso do pensamento
matemático para ganhar. Neles, os estudantes jogam contra um de dois
adversários: Tetê ou Chico,
os dois protagonistas interativos do Matemática+. O aluno determina
quantas vezes irá trabalhar com a atividade antes de passar à segunda
parte do módulo.
Com freqüência, os estudantes não percebem que estes desafios exigem o
uso de raciocínio e de conceitos matemáticos. A segunda parte do módulo
está desenhada
para ajudá-los a fazer esta associação. Quando os alunos perceberem que
já dominam algumas das habilidades que fazem parte da atividade, podem
seguir adiante para a
segunda seção: os desafios.
2- Desafios – Uma série de problemas desenhados para sua discussão e
aprendizagem.
A seção Desafios apresenta uma série de aplicações diferentes do
conceito matemático introduzido na atividade inicial. Os
problemas/desafios inserem novas estratégias e
ajudam os alunos a sintetizar as idéias apresentadas na
atividade inicial. O aluno não precisa responder corretamente a uma
pergunta para aprender uma nova estratégia. Ao ler as informações
fornecidas com cada resposta, o
estudante é apresentado a algumas estratégias alternativas. Estas
informações servem como um tipo de treino para as questões e módulos
seguintes.
Os desafios são excelentes instigadores de debates e podem ser
utilizados como atividades para trabalho em grupos ou de toda a turma.
Através do debate, os estudantes
têm a oportunidade, não apenas de refletir sobre seu raciocínio, como
também, de explicar suas estratégias e de testá-las com os outras
pessoas. Ao apresentarem suas
idéias uns aos outros, os alunos se tornam capazes de construir
argumentos matemáticos mais convincentes e de adquirir uma compreensão
mais profunda.
Os alunos respondem a quatro ou cinco desafios de um conjunto de
possíveis perguntas, de modo que sempre haverá perguntas novas cada vez
que um módulo começa.
Há uma lista de todas as perguntas no recurso de Ajuda no CD do
Matemática+.
|