|
|
Dica do Logo para
TremTodas os trilhos de trem são
vermelhos, com exceção de alguns "pontos"
coloridos que são programados (no modo Uma vez) para que
a tartaruga execute as seguintes ações:
amarelo: |
|
pf 10 |
avance 10 passos |
piscina: |
|
pf 10 pd 90 |
avance 10 passos e então vire a direita |
lima: |
|
pf 10 pe 90 |
avance 10 passos e vira à esquerda |
celeste: |
|
pf 10 sesenão jogarmoeda? [pd 90]
[pe 90] |
avance 10 passos e vira à direita ou à
esquerda. |
Mas a estória ainda não terminou. A tartaruga também
é programada para andar pf 30 várias
vezes. Vejamos o porquê.
|
Esta parte (reta) mede 40 por 20.
Os dois pontos amarelos são eqüidistantes do
centro da figura; a distância entre os pontos é
sempre de 20. |
Agora, observe estes trilhos de trem.
|
A
tartaruga inicia no meio da figura, tocando na
cor vermelha. Quando ela executa a instrução pf
30, ela aterrissa em um ponto amarelo
(observe que a tartaruga irá ignorar os primeiro
ponto amarelo que está a 10 passos).Ao
aterrisssar em um ponto amarelo, a tartaruga vai pf
10 e fica novamente no meio da figura
seguinte, na cor vermelha, 10 passos atrás do
ponto seguinte. Ao andar pf 30,
ela aterrissa em um ponto de cor lima. O ponto
lima faz a tartaruga andar pf 10
passos e virar à direita. Depois, a tartaruga
anda pf 30 (ignora o ponto
piscina) e cai novamente em um ponto amarelo. |
|