Recursos do
Professor para os JogosA criação de
jogos é uma excelente atividade para ensinar conceitos
de programação às crianças. O jogo pode ser uma
atividade para trabalhar as matérias do currículo
escolar (por exemplo, um jogo de adivinhação sobre
História) ou pode ser usado apenas para diversão. As
crianças são altamente motivadas a criarem seus
próprios jogos. Esses jogos podem não apresentar o
mesmo atrativo dos jogos comercializados, mas as
crianças sentem-se orgulhosas por criarem seus próprios
trabalhos.
A programação de jogos é uma atividade para
trabalhar uma ou várias matérias do currículo escolar
que envolve diversas habilidades como os conceitos de
arte, comunicação/expressão, matemática e física.
Enquanto cria um jogo, o aluno não apenas aperfeiçoa
habilidades destacadas no século XXI (como a habilidade
de resolver problemas), mas também participa de uma
atividade desafiadora e compensadora.
Séries: a partir da 4a. série
Tipo: longa duração
Peça aos seus alunos que descrevam por escrito o que
desejam fazer. Converse com cada um sobre o projeto
individual e divida-o em etapas. O planejamento prévio
é de extrema importância para que eles possam começar
pelos componentes mais simples. Se o grau de dificuldade
do jogo for um pouco elevado, ajude o aluno a adaptar o
jogo para uma versão mais simplificada. O aluno pode
começar a trabalhar com essa versão e,
progressivamente, adicionar tarefas mais complexas (por
exemplo, ele pode começar a trabalhar com uma tartaruga
e depois aplicar o mesmo processo com várias
tartarugas).
Apresente os conceitos de Logo no início dos
projetos. Se possível, faça isso através de uma
atividade "prática" de curta duração onde os
alunos possam testar os conceitos.
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