LCSI
 
Biblioteca de Projetos MicroMundos
Recursos do Professor para os Jogos

A criação de jogos é uma excelente atividade para ensinar conceitos de programação às crianças. O jogo pode ser uma atividade para trabalhar as matérias do currículo escolar (por exemplo, um jogo de adivinhação sobre História) ou pode ser usado apenas para diversão. As crianças são altamente motivadas a criarem seus próprios jogos. Esses jogos podem não apresentar o mesmo atrativo dos jogos comercializados, mas as crianças sentem-se orgulhosas por criarem seus próprios trabalhos.

A programação de jogos é uma atividade para trabalhar uma ou várias matérias do currículo escolar que envolve diversas habilidades como os conceitos de arte, comunicação/expressão, matemática e física. Enquanto cria um jogo, o aluno não apenas aperfeiçoa habilidades destacadas no século XXI (como a habilidade de resolver problemas) mas também participa de uma atividade desafiadora e compensadora.


Séries: a partir da 4a. série
Tipo: longa duração

Peça aos seus alunos que descrevam por escrito o que desejam fazer. Converse com cada um sobre o projeto individual e divida-o em etapas. O planejamento prévio é de extrema importância para que eles possam começar pelos componentes mais simples. Se o grau de dificuldade do jogo for um pouco elevado, ajude o aluno a adaptar o jogo para uma versão mais simplificada. O aluno pode começar a trabalhar com essa versão e, progressivamente, adicionar tarefas mais complexas (por exemplo, ele pode começar a trabalhar com uma tartaruga e depois aplicar o mesmo processo com várias tartarugas).

Apresente os conceitos de Logo no início dos projetos. Se possível, faça isso através de uma atividade "prática" de curta duração onde os alunos possam testar os conceitos.


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